Independentemente de se tratar de uma microempresa ou de uma multinacional, uma coisa é certa: empresas bem-sucedidas estabelecem objetivos. Estabeleça objetivos claros e realistas para um determinado período – seja de forma mensal, semestral ou anual –  dando a todos os elementos da sua empresa algo pelo qual deverão lutar. Não somos grandes adeptos de frases feitas, mas para nós há uma que se destaca “O que é medido é executado”. No que diz respeito ao sucesso do seu negócio, os seus objetivos são, de diversas formas, uma estratégia para medir exatamente quão bom você se espera vir a sair no futuro.

 

No entanto, nem sempre é fácil saber aquilo que nos irá guiar, em vez de objetivos pouco definidos como “vender mais” ou “gastar menos”. Esta é a razão pela qual a definição de objetivos realistas exige conhecimento. Para o ajudar no caminho que quer percorrer até ao sucesso, aqui ficam algumas dicas essenciais para que possa estabelecer objetivos ambiciosos, mas possíveis …

 

Objetivos de curto prazo podem ditar sucessos

Apesar da definição de um objetivo ambicioso como, “Tornar-se o número 1 na indústria” poder ser fascinante, verifica-se a ausência de detalhe e foco, não sendo certamente um retrato fidedigno que se possa converter em realidade. É um objetivo a longo prazo. Mas estabelecer objetivos a curto prazo que tenham um horizonte mais amplo é essencial para o sucesso, e não o distraem do objetivo final. Obviamente que pode ter um objetivo final como “ser o melhor”, que é bastante inspirador, mas sem uma série de objetivos a curto prazo ou etapas que marquem a sua evolução, os seus objetivos não serão nada mais do que palavras entusiasmantes.

 

Estabeleça objetivos SMART

Por falar em metas atingíveis, um dos métodos mais utilizados para a definição de objetivos a curto-prazo é o esquema SMART. Esta é a denominação abreviada para Specific (Específicos), Measurable (Medíveis), Attainable (Atingíveis), Realistic (Realistas) e Timely (Com Prazos), deverá ser utilizada para qualquer objetivo que defina na sua empresa.

Específicos: As organizações têm mais hipóteses de alcançar um objetivo quando os seus colaboradores sabem exatamente quem está envolvido, o que será alcançado e o porquê desse mesmo objetivo.

Medíveis: Defina critérios específicos para o sucesso e depois acompanhe o progresso para alcançar o objetivo. Antes de dar um passo em frente, interrogue-se sobre como pretende avalaliar os resultados do seu esforço.

Atingíveis: Assim que tiver definido o objetivo, procure formas de o concretizar. Tem recursos financeiros? Tem atributos/capacidade para concretizar essa missão? Será que consegue efetivamente alcançar este objetivo?

Realistas: Os objetivos podem ser… agressivos, mas seja realista consigo próprio. Definir uma meta inalcançável não é realista e colocará entraves ao seu caminho para a concretização do seu verdadeiro objetivo.

Com Prazos: Defina um prazo rígido. Sem limites temporais definidos, não existe nenhuma sensação de urgência para concluir o serviço.

 

Prepare-se para adaptar

 A definição de objetivos não deve ser um ato isolado, mas sim uma linha de atuação contínua que marcará o crescimento do seu negócio ao longo do tempo. Caso atinja ou falhe um objetivo, é importnate que dê um passo atrás, observe o progresso feito e faça mudanças. Será que é a economia ou a indústria que estão a dificultar a sua estratégia de crescimento? As suas projeções financeiras são demasiado agressivas? Perdeu algum elemento da sua equipa comercial que fosse essencial para o seu sucesso? Nos negócios, há muito poucas coisas que possam ser registadas para a prosperidade, sendo perfeitamente aceitável que pondere todas as mudanças e tendências, para que possa reavaliar e reajustar os seus objetivos.

 

 

AQUI

Leia Também : “5 Coisas que tem de saber sobre a sua frota”

 

 

© Verizon 2017. O nome e logotipo da Verizon, assim como todos os outros nomes associados, logotipos e slogans que identificam os produtos e serviços da Verizon são marcas, marcas de serviço e marcas registadas da Verizon Trademark Services LLC ou das empresas suas afiliadas nos Estados Unidos ou em qualquer outro país. Todas as outras marcas registadas ou marcas de serviço são propriedade dos seus respectivos donos. Todos os direitos reservados.

Copyright: ©2017 Verizon. Todos os direitos reservados.

Conhece algum perfil de cliente com padrões de exigência superiores aos de um pai ou de uma mãe galinha? No artigo desta semana, e com o regresso do período escolar, falamos dos benefícios da Localização por GPS para empresas de transporte escolar.No artigo desta semana vai poder saber os principais desafios que uma solução de Gestão de Frotas por GPS o poderá ajudar a superar
Utilizamos cookies e ferramentas de monitorização para melhorar a navegação, receber feedback, obter dados analíticos, informação de marketing e publicidade de parceiros. Pode alterar as suas preferências (incluindo recusar), clicando no link Gestão de Cookies disponível no rodapé do website.
Gerir Cookies
Aceitar Cookies
Utilizamos cookies e ferramentas de monitorização para melhorar a navegação, receber feedback, obter dados analíticos, informação de marketing e publicidade de parceiros. Pode alterar as suas preferências (incluindo recusar), clicando no link Gestão de Cookies disponível no rodapé do website.
Gerir Cookies
Aceitar Cookies