Temos por hábito destacar os benefícios que os sistemas de Localização de viaturas por GPS proporcionam às empresas que possuem uma frota automóvel. Normalmente, referimo-nos à possibilidade de redução dos custos com combustível, aumento das condições de segurança e de manutenção das viaturas, assim como uma visão mais nítida dos tempos de execução dos serviços. Desta vez, porém, não é isso que vamos fazer, já que vamos abordar os benefícios que este tipo de tecnologia poderá proporcionar ao trabalho dos bombeiros.

 

É um tema sensível aquele que trazemos neste artigo, e sobre o qual, aliás, gostaríamos de não ter de falar. No entanto, os incêndios florestais são uma realidade bastante presente e um enorme problema com implicações gravosas para a economia nacional, preservação da natureza e proteção da vida das populações.

Todos nos recordamos, pelas piores razões, do verão de 2017. Os danos causados foram tremendos, desde a destruição de habitações, edifícios empresariais, terrenos agrícolas, até à perda de vidas humanas. Estas consequências originaram um intenso debate na opinião pública, partidos políticos e autoridades. Já este ano, fizeram-se sentir algumas mudanças estruturais na estratégia de combate aos fogos. Foram discutidas inclusivamente alterações na política de ordenamento do território através da responsabilização dos proprietários de terrenos pela sua limpeza e manutenção, mudanças nos métodos de gestão e proteção das áreas florestais, bem como o reforço dos meios de combate ao dispor das corporações.

 

O problema em números

De acordo com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em 2017 arderam 442 mil hectares, um número que não inclui a área ardida em terrenos agrícolas, uma vez que estes não estão abrangidos pela sua jurisdição. Já segundo o The European Forest Fire Information System (EFFIS), e tendo apenas em conta a área ardida dos países do sul da Europa (Grécia, França, Espanha, Itália e Portugal), Portugal “contribuiu” com cerca de 51% da área ardida e 42% dos fogos ocorridos em 2016. É por isso evidente que o nosso país apresenta um registo  negativo nesta matéria.

 

O gráfico nº1 representa a percebtagem total de área ardida, enquanto que o gráfico nº2 representa o número de incêndios nos Países do sul da Europa que integram a União Europeia

 

A negligência (45%) e os atos intencionais para a ignição de um incêndio (34%) são apontados pelo mesmo relatório como sendo os principais fatores responsáveis pelos incêndios que ocorreram em Portugal. A maioria dos incêndios ocorre, como seria de esperar, durante época do verão, nomeadamente nos meses de Julho, Agosto, Setembro e Outubro.

Principais causas par a ocorrência de incêndios em Portugal durante o ano de 2016

 

Meses com maior área ardida em Portugal durante o ano de 2016

 

O potencial da Localização por GPS

A Inosat é uma empresa que há mais de 15 anos se dedica ao desenvolvimento de soluções de Localização e Gestão de Frotas por GPS. As empresas que recorrem aos serviços da Inosat, fazem-no pelas mais variadas razões, seja para reduzir os custos com combustível, impedir episódios de condução indevida das viaturas empresariais ou selecionar rotas de forma mais eficaz. (Pode ver o exemplo da empresa TML – Transportes os Três Mosqueteiros)

Mas os benefícios desta tecnologia também podem estar ao serviço das corporações de bombeiros, como poderá constatar já de seguida.

 

Principais Vantagens:

Seleção de Rotas/ Delegação de Tarefas/ Gestão Eficiente dos Recursos

Ao refletirmos sobre uma estratégia de combate a um incêndio, não teremos dificuldades em considerar que a chegada rápida e segura ao teatro de operações é vital para o sucesso da missão. O sistema de Gestão de Frotas por GPS da Inosat permite o acompanhamento da atividade das viaturas de forma instantânea, assim como a monitorização das rotas e a delegação de tarefas ás equipas que se encontram em melhor posição para responder de forma rápida e eficaz. Com o sistema Reveal poderá ter uma visão geral da localização de todas as suas viaturas, tendo assim a possibilidade de identificar e selecionar a viatura que está mais próxima de um incêndio, o que pode ajudar a diminuir o tempo de chegada ao local (Saiba mais). Este benefício é particularmente importante se tivermos em conta que, por vezes, os meios técnicos e recursos humanos disponíveis pelas corporações não são suficientes para oferecer uma resposta rápida a todas as necessidades, impondo-se, por isso, uma gestão eficiente e inteligente dos meios disponíveis.

 

Alertas e Automatização de Tarefas

O inesperado marca invariavelmente o dia-a-dia de trabalho de uma corporação de bombeiros. Nesse sentido, é provável que os planeamentos sofram alterações regulares em função das emergências e dos acontecimentos que se considerarem mais relevantes. Este cenário poderá verificar-se não só nos elementos operacionais no terreno, como também nos profissionais que executam tarefas de carácter administrativo. A manutenção das viaturas é uma das áreas que não pode, nem deve, ser descurada. As soluções de Localização e Gestão de Frotas por GPS permitem-lhe, através da funcionalidade Alertas de Manutenção (saiba mais sobre esta funcionalidade) estar constantemente atualizado relativamente às necessidades de manutenção das viaturas, prevenindo assim paragens causadas por avarias que possam ser fruto de uma má ou ineficaz manutenção. Desta forma, conseguirá manter a sua frota operacional durante mais tempo, diminuindo assim as hipóteses de se ver privado de uma viatura.

Com o sistema REVEAL também poderá ter acesso a outro tipo de alertas, como é o caso das Zonas de Segurança. Através desta funcionalidade, poderá configurar um perímetro geográfico em torno de um ponto de interesse (por exemplo, o local do incêndio, hospital, etc). Assim, sempre que uma das suas viaturas entrar nesse perímetro, receberá uma notificação a dar-lhe conta disso mesmo. Esta é uma excelente forma de tomar conhecimento imediato da localização das suas viaturas, podendo saber quais as viaturas que já chegaram à frente de combate. Trata-se, por isso, de agilizar a troca de informação entre os profissionais do terreno e os profissionais que se encontram no quartel a monitorizar as operações.

 

 

 

AQUI

Acreditamos que esta é uma tecnologia com bastante valor para o trabalho dos bombeiros. Conheça o sistema de Gestão de Frotas por GPS da Inosat, o Reveal.

 

 

Fonte: ICNF

Fonte: Gráfico 1,2 e 3 – Forest Fires in Europe, Middle East and North Africa 2016; Publications Office of the European Union, 2017

 

 

 

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A monitorização da atividade e desempenho dos seus motoristas é essencial para assegurar a qualidade do serviço prestado, a eficiência de custos operacionais, a utilização correta das viaturas da empresa, entre outras vertentes da atividade da sua frota automóvelA principal vantagem de utilizar uma plataforma de gestão de frotas por GPS é, sem dúvida alguma, a possibilidade de aceder a informações preciosas relativamente à atividade das suas viaturas e equipas de trabalho no terreno. Nos dias de hoje desejamos, consumimos e produzimos cada vez mais dados.
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