A grande maioria dos gestores de frotas sabem que as intervenções de manutenção executadas nos veículos ocorrem sob duas formas: Agendadas e Não Agendadas. Da mesma forma que os check ups regulares de saúde permitem detetar e corrigir pequenos problemas numa fase inicial e de menor risco, as operações de manutenção agendadas ajudam a prevenir, detetar e reparar pequenos problemas antes que estes atinjam uma dimensão incomportável em termos financeiros.

 

Por outro lado, os checkups não agendados – seja os que dizem respeito à sua saúde, seja os que dizem respeito ao estado de conservação da sua viatura – normalmente só acontecem depois de algum tipo de problema ou avaria. Por norma, estes checkups são mais caros do que os exames de rotina, implicam um tempo de paragem superior e podem ser contrariados com intervenções regulares e manutenções preventivas. Por isso, desenvolver e implementar um plano de manutenção eficaz até pode ser simples. Aliás, já existem ferramentas e tecnologia disponíveis para salvaguardar o seu tempo, a sua paciência e o seu dinheiro. Quando estiver a delinear o plano de manutenção da sua frota, coloque a si mesmo(a) estas quatro questões:

1. O checkup de manutenção preventiva deve cobrir que áreas?
2. Quem ficará responsável pelo serviço de manutenção preventiva?
3. Quando é que o serviço vai ser concretizado?
4. De que forma poderá simplificar os seus registos de manutenção?

Agora, siga estas quatro dicas para manter a sua frota e o seu plano de manutenção em funcionamento.

 

Dica 1#: Desenvolva uma estratégia de manutenção flexível

Que tipo de cuidados devem ser incluídos nos seus serviços de manutenção regulares? Muitos dos planos de manutenção incluem os seguintes items, sendo que terá liberdade para alterar o plano de acordo com as necessidades da sua frota.

• Mudança de filtros e óleo do motor
• Fluído de transmissão
• Sistema de combustível
• Montagem do motor
• Eixos de transmissão
• Cintos de segurança e estruturas de assento
• Componentes do sistema elétrico
• Sistema de travagem
• Direção e sistema de suspensão
• Pneus, rodas e jantes
• Sistema de ventilação
• Luzes exteriores e interiores
• Vidros e espelhos
• Limpa pára-brisas

 

Dica 2#: Faça disso uma questão de esforço de equipa entre os seus motoristas e seus técnicos de oficina

Quem será o responsável pelo plano de manutenção preventiva? Na primeira linha de defesa face a avarias inesperadas estão os seus motoristas. Nesse sentido, é essencial que estes reportem de imediato qualquer problema que possa levar os seus veículos a estarem afastados da estrada. Os motoristas podem e devem ser capazes de monitorizar aspectos de manutenção básicos, mas não menos importantes (travões, pressão dos pneus, etc); o desempenho das viaturas (incluindo falhas de ignição e ralenti), entre outro tipo de items (rádio, ar condicionado). Os seus responsáveis técnicos – sejam internos ou parceiros externos – têm competências para realizar inspeções mais detalhadas nos componentes e sistemas de cada viatura. No caso de delegar essa responsabilidade a outra empresa, certifique-se de que fornece a sua lista de verificação preventiva. Muitas vezes estas empresas centram a sua intervenção nas grandes avarias, relegando para último plano as operações de manutenção preventiva.

 

Dica 3#: Analise simultaneamente os dados relativos às manutenções agendadas e não agendadas, por forma a estabelecer uma calendarização ajustada à sua frota

Em que altura devem ser realizadas as ações de manutenção preventiva? Quilómetros percorridos, desgaste do motor, combustível utilizado são alguns dos principais guias a orientar a planificação deste tipo de intervenções. Ao monitorizar alguns episódios como o número de reparações de urgência, avarias ou falhas de bateria, deverá ser capaz de identificar casos em que o seu plano de manutenção deve ser antecipado.

 

Dica 4#: Aproveite os benefícios da tecnologia

Se ainda estiver a atualizar e analisar dados de forma manual, talvez deva considerar seriamente a mudança para um sistema digital. Os procedimentos manuais podem ser entediantes e custar-lhe muito do seu precioso tempo, independentemente da dimensão da frota de que dispõe a sua empresa. Ao recorrer a um sistema computorizado, será capaz de criar relatórios mais completos de forma simples. A Telemática permite-lhe examinar o desempenho dos seus motoristas, dando-lhe indicadores valiosos para formular as suas tomadas de decisão e para fazer as recomendações que considerar pertinentes. A tecnologia que precisa já está disponível e pode até nem pesar assim tanto no seu orçamento.

 

 

AQUI

Descubra os benefícios do REVEAL para a implementação de um plano de manutenção eficaz

 

 

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Na gestão de uma frota, refletir sobre o tema segurança é uma tarefa muito mais complexa do que parece, já que implica pensar em ações de proteção anti-roubo, práticas de condução mais seguras ou ainda na realização das intervenções de manutenção que se revelarem necessárias.O preço dos combustíveis já está a subir de forma generalizada em vários países nestes primeiros meses de 2018 (1), sendo impossível prever até onde poderá ir esta tendência. Cabe ás empresas adotarem as medidas necessárias para manterem estáveis os seus custos operacionais, não prejudicando, ainda assim, a qualidade do serviço prestado ao cliente.
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