GESTÃO DE COMBUSTÍVEL

MELHORE A EFICIÊNCIA NA GESTÃO DO COMBUSTÍVEL DA SUA FROTA

O combustível é uma necessidade para a sua pequena ou média empresa. Quando os preços sobem de forma inesperada, fica limitado ao facto de ter de pagar preços elevados pelo combustível.

A gestão de frotas dá-lhe a possibilidade de aumentar a eficiência de combustível da sua frota, identificando os aspetos onde existe margem para melhorar. Assim que conseguir identificar as falhas que estão a provocar o aumento do consumo de combustível, será capaz de implementar medidas para reduzir os custos com combustível.

A localização da frota pode ajuda-lo a reduzir custos com combustível de várias formas:

  • Redução da velocidade de circulação dos veículos
  • Diminuição dos tempos de inatividade
  • Melhoria no planeamento de rotas e gestão de tarefas
  • Manutenção adequada dos veículos
reveal-dashboards

MELHORE A EFICIÊNCIA NA GESTÃO DO COMBUSTÍVEL DA SUA FROTA

REDUZINDO A VELOCIDADE DO VEÍCULO

De acordo com a Associação Automóvel (AA), ao viajar numa auto-estrada a 80-85km/h, em vez de 70km/h, está a aumentar o consumo de combustível em cerca de 25% ou mais. Multiplique esse custo por vários veículos e encontrará uma grande fonte de redução de custos. A maioria das soluções de localização GPS fornece informação detalhada sobre a velocidade a que circula cada veículo monitorizado. Mas as melhores soluções de GPS também incluem funcionalidades que permitem, de forma imediata, o envio de alertas a notificá-lo sobre os casos de excesso de velocidade face ao limite definido.

DIMINUIR TEMPOS EM RALENTI

A Agencia de Certificação das Viaturas do Reino Unido afirmou que o tempo em ralenti tem um impacto significativo no consumo de combustível e emissões de CO2, sendo que desligar o motor será sempre aconselhável quando a viatura está parada por mais de um minuto. (http://www.dft.gov.uk/vca/fcb/smarter-driving-tips.asp).

As soluções de gestão e localização de frotas através de GPS podem ajudá-lo a reduzir o consumo de combustível ao notificá-lo sempre que uma viatura se encontra em ralenti durante demasiado tempo, o que poderá representar um desperdício de combustível e diminuir a produtividade.

PLANEAMENTO DE ROTAS E ATRIBUIÇÃO DE SERVIÇOS MAIS EFICAZES

Uma vez que a localização de viaturas permite saber sempre onde estas se encontram, os gestores de frota podem gerir com maior eficácia o planeamento de rotas e a atribuição de tarefas. Os gestores de frota podem garantir que as viaturas seguem a rota mais directa para cada cliente e que motoristas perdidos conseguem voltar para a rota correcta.

Algumas soluções de localização GPS têm a capacidade de localizar as viaturas mais próximas de um determinado local. Com esta informação os gestores conseguem assegurar que os serviços são atribuídos da forma mais eficiente possível. Adicionalmente, os gestores de frota vão conseguir identificar utilizações não autorizadas ou opção por rotas demasiado longas para chegar ao local.

MANUTENÇÃO DE VIATURAS ADEQUADA

Os veículos que recebem uma manutenção adequada, funcionam de forma mais eficiente e utilizam menos combustível do que os veículos cujas necessidades de manutenção não são respeitadas.

Um sistema de gestão de frota de qualidade permitirá também que garanta que os seus veículos recebem a manutenção adequada. Dependendo do tipo de serviço necessário, podem ser definidos alertas de acordo com tempo decorrido, quilómetros percorridos e horas de utilização, deste modo, quando um veículo necessitar de manutenção serão enviados alertas através de email.

Um programa de manutenção de viaturas proactivo poderá reduzir a possibilidade de avarias nas estradas que podem causar acidentes. Adicionalmente veículos que fazem as manutenções necessárias são veículos que se mantêm mais tempo na estrada e custam menos em reparações ao longo do tempo.

Contácte-nos

Seremos breves a responder.